A Y L A

Loading

Quase todo mundo sabe que o chuveiro representa 25% do gasto de energia elétrica de uma casa. Mas além de diminuir o tempo de banho, quais outras atitudes podemos tomar para um lar mais sustentável? Em tempos de quarentena, isso vai ajudar não só o planeta, mas também o seu bolso!

Aqui estão algumas idéias para salvar e tornar sua casa mais ecológica:

PEÇA EMPRESTADO

Furadeira, barraca, rolo de pintura, cortador de grama, escada e até uma churrasqueira portátil: a não ser que seja instrumento de trabalho, esses itens acabam ficando sempre naquele canto da casa das coisas que a gente usa uma vez ou outra na vida. Vai furar a parede? Pegue emprestado do vizinho, pergunte nas redes sociais ou nos grupos de Whatsapp se alguém tem.

Nem sempre você conhece todo mundo do edifício ou do seu bairro, e pedir algo emprestado (ou emprestar!) pode ser uma ótima desculpa para fazer amizades no seu entorno. Dica: o Tem Açúcar? é um sistema de empréstimo de vizinhos. Que tal colocar disponíveis algumas de suas coisas?

EVITE PLÁSTICO

Segundo a ONU, cerca de oito milhões de toneladas de garrafas plásticas, embalagens e outros detritos são despejados no oceano a cada ano. Isso afeta nossos mares e diretamente os alimentos que colocamos em nossa mesa.

Para evitar plástico, tenha sempre uma ecobag dobrada na mochila ou na bolsa. Assim você pode passar no supermercado ou comprar coisas a granel, como também carregar algo que você ganhou no dia, evitando sacolinhas de plástico. Se puder, deixe embalagens de fora: teste sabonetes e champús em barra, escova de dente de bambu, filtros de água em vez de garrafinhas, etc. Sabemos que não é fácil, mas planejando pode ser prático.

Pequenas mudanças que causam grandes efeitos

BOLETOS? SOMENTE DIGITAIS

Com tanto banco em aplicativos de celular e no computador, não faz sentido imprimir e enviar para seu endereço os boletos de todo mês. Quase todos os serviços tem essa opção hoje em dia e o único cuidado que você precisa ter é conferir os documentos e guardar os emails com eles. Não só é muito papel e plástico, mas também deixa de contribuir com o sistema de distribuição.

UM SABÃO PARA CHAMAR DE SEU

Antes de ir ao supermercado e comprar cinquenta potes diferentes de produtos de limpeza que prometem mil soluções, pergunte a si mesmo: você precisa deles? Às vezes, você pode fazer seus próprios produtos de limpeza naturais que também são ecológicos e ecológicos. 

Não tem idéia por onde começar? Leia este post da Carol Muniz, que criou um sabão líquido natural que serve pra tudo. Isso mesmo: detergente de louça, sabão para roupas, para o chão e as estantes. Afinal, o objetivo não é o mesmo, limpar? O sabão ficou tão famoso que foi parar no canal da Jout Jout. Guarde seus potes de plástico e conforme eles forem acabando, substitua por esse produto!

ECONOMIZE MAIS ENERGIA QUE UMA DURACELL

Há toneladas de coisas que você pode fazer para economizar energia. Ventile, coloque estrategicamente o mobiliário doméstico, regule o ar-condicionado, brinque com as cores dos tecidos da sua casa. Aqui fizemos uma compilação de como reduzir seu gasto energético em casa.

CRIE SEU PRÓPRIO JARDIM

Se você tem uma janela ou varanda, compre alguns vasos e plante temperinhos. Além de economizar ao cozinhar, você trará um ar mais limpo à sua casa.

ESTIMULE A PRODUÇÃO LOCAL

Alimentos de proximidade são aqueles que são produzidos perto de você. O bom desses produtos é que não demoram muito tempo entre a coleta e o consumo: estarão fresquinhos! Além disso, menos transporte torna o preço final mais barato e, o processo, mais sustentável.

Produtos sazonais são aqueles que você pode comprar após o ciclo natural de crescimento e, portanto, é o melhor momento para ser consumido em determinados meses do ano. Lembre-se, as laranjas recém-colhidas na árvore não são as mesmas que as trazidas do outro lado do mundo!

Explore as feirinhas de rua perto da sua casa. Aqui você tem o mapa das feiras orgânicas de todo o Brasil.

Feiras de rua: barato, fresco e local

ORGÂNICO, MAS VEM DE LONGE?

Quando você encontrar frutas ou vegetais orgânicos, veja se é de um produtor próximo. Se um produto é ecológico, mas poluiu muito porque veio de avião até chegar a você, vale a pena?

RECICLE

Certamente você já está fazendo isso, mas… A reciclagem é um clássico e um básico. Se você não conseguiu evitar a compra de plástico, recicle-o. E não apenas na lata de lixo, tente encontrar uma segunda vida às embalagens. Traga a sua veia artística e original! Já viu o trabalho do Vik Muniz? Clicando aqui, você assiste ao ¨Lixo Extraordinário¨, que concorreu ao Oscar de melhor documentário.

DECORE COM MATERIAIS SUSTENTÁVEIS

Adoramos decoração e principalmente montar a casa do jeito que a gente gosta. Mas antes de se perder na Leroy Merlin, você já experimentou móveis de segunda mão? Faça um tour pelas lojas de móveis usados – em Floripa, na General Bittencourt – ou pergunte aos amigos, com certeza vai encontrar objetos interessantes para dar a eles uma segunda vida. Mais alguma ideia? No Facebook você encontrará móveis e eletrodomésticos prontos para o upgrade!

Obra de Vik Muniz

Todos os imóveis disponíveis da internet em um só lugar.
Acesse: https://app.useayla.com

No Comments

Leave a Comment