A Y L A

Loading

Se você está procurando alugar seu imóvel, boas fotos de sua casa são seu melhor aliado. Especialmente se você está esperando fazer tudo online e com visitas mais assertivas, já que muitos inquilinos baseam suas decisões a partir de boas fotos que representem de forma verdadeira e atrativa seu lugar.

A seguir, vamos ver como você pode fazer isso facilmente e sem ter que investir em um fotógrafo profissional ou em uma câmera cara. 😉

QUE AJA LUZ

Qual das duas fotos abaixo inspira mais confiança? Se você disse a da direita, você adivinhou corretamente. A outra parece muito sombria, em todos os sentidos da palavra.

Imagens claras dos espaços são mais atraentes por razões muito lógicas: todos nós queremos viver em um lugar com muita luz natural. E se seu quarto é naturalmente escuro, a tendência é que pareça ainda mais escuro em uma foto. É importante mantê-lo real, mas não há necessidade de sub-vender seu espaço.

Siga estas dicas simples para garantir que suas imagens sejam devidamente iluminadas:

GARANTIR MUITA LUZ NATURAL

Isso significa que você realmente tem que fazer a sessão fotográfica durante o dia. Abra as cortinas e puxe as persianas para obter os melhores resultados. Se isso não for suficiente, ligue também as luzes da sala, mas certifique-se de que todas são frias, ou todas são quentes.

VIRE SUAS COSTAS PARA A JANELA

Com certeza você já fez uma selfie contra um lindo pôr-do-sol para perceber que seu rosto fica quase totalmente escuro. Isso é o que acontece quando você tira fotos apontando a câmera para uma janela, a tendência é que o ambiente interno escureça.

Estas fotos podem ter bastante estilo se forem bem abordadas, mas é melhor evitá-las para fins imobiliários, especialmente se você não for um fotógrafo profissional.

Por sorte, a solução é fácil: vire as costas para a janela e fotografe em direção à sala. E se você quiser mostrar a própria janela, você pode ficar ao lado da janela e incluí-la apenas em uma pequena parte da moldura, ao lado. Assim, a foto ainda será iluminada de maneira uniforme.

NÃO FOTOGRAFE COM AS PERSIANAS PARA BAIXO

Mas e se você realmente quiser mostrar as janelas? O que os proprietários às vezes fazem é baixar as persianas, acender as luzes e, em seguida, tirar uma foto das janelas. Não faça isso. O efeito muitas vezes será o oposto do que você pretendia – criam uma sensação sufocante e levantam desconfiança: por que as persianas estão fechadas? O que está por trás delas?

Se você realmente quer mostrar janelas deslumbrantes, você pode se concentrar na vista: fique perto da janela e inclua apenas a borda da persiana da janela. Você também pode tentar fotografar em direção à janela no final da tarde, quando a luz não é tão ofuscante, então o contraste será mais suave. Ou puxe as persianas para baixo até a metade, para um melhor equilíbrio de luz em geral.

NÃO MISTURE TEMPERATURAS DE COR

Basta olhar ao redor de sua casa e notar a cor da luz que vem das diferentes lâmpadas. A luz de seu banheiro e cozinha é provavelmente branca, às vezes até esverdeada, enquanto que aquela bela lâmpada de canto em sua sala de estar emite uma suave tonalidade alaranjada.

Se seu apartamento não recebe muita luz natural e você precisa da ajuda das lâmpadas para tirar as fotos, fique de olho no resultado final e se a iluminação parece equilibrada e consistente.

Geralmente são as luzes da cozinha e do banheiro que tendem a parecer um pouco apagadas nas fotos, então se você estiver fotografando da sala de estar em direção à cozinha e notar que a iluminação está desequilibrada, você pode fechar a porta da cozinha e tirar uma foto separada da cozinha mais tarde.

CUIDADO COM O FLASH

A luz intermitente é difícil de dominar, portanto é melhor evitá-la completamente e confiar em outras fontes de luz. Mas se o flash é sua única opção, pelo menos certifique-se de não apontar para superfícies refletoras como janelas, espelhos, portas de armários de vidro, etc.

Se você estiver usando flash, basta mover-se um pouco e tirar algumas fotos de teste de ângulos diferentes antes de encontrar um que não produza os reflexos – aqui é tudo uma questão de geometria, portanto, encontrar o ângulo correto é tu-do.

MANTENHA O FOCO

Há três razões principais pelas quais uma foto pode parecer desfocada: o sujeito se moveu, o fotógrafo se moveu, ou a foto não estava bem focada. Quando você tira fotos de interior, é improvável que seu objeto vá se mover, a menos que haja animais de estimação ou pessoas na moldura. Portanto, vamos abordar as outras duas situações – tremor da câmera e problemas de foco.

TREMOR DA CÂMERA?

Mesmo o menor movimento imperceptível ao olho humano conta aqui, por isso é realmente importante manter a firmeza! Outra opção é um mini tripé, podem ser muito acessíveis e funcionam tanto para uma câmera como para um celular.

CORRIJA O FOCO E GANHE NITIDEZ

As questões de foco são um pouco mais complexas, por isso vamos ¨focar¨ apenas na razão mais comum de uma imagem estar mal focada – simplesmente focando no elemento errado no quadro.

É fácil de consertar: se você estiver usando a câmera de seu celular para tirar as fotos, o foco acontece ao tocar levemente na parte da tela onde você quer que o foco esteja. Mas como você sabe onde deve tocar?

  • Se você estiver tendo uma visão em ângulo amplo de toda a sala, concentre-se em algum lugar ao redor do meio do quadro. Isto garantirá que a maior parte de sua foto seja nítida, que é exatamente o que queremos para este tipo de foto.
  • Se você estiver tirando uma foto detalhada – por exemplo, um vaso de flores em sua varanda – você quer se concentrar diretamente no seu assunto, ou seja, o vaso de flores. Se você fizer isso no modo retrato, o fundo ficará bem embaçado e seu assunto estourará instantaneamente!

Pergunte-se sempre: “qual é o elemento mais importante nesta foto?”, e depois certifique-se de que esse elemento esteja em foco.

CUIDADO COM A COMPOSIÇÃO

Com câmeras em nossos bolsos onde quer que vamos, é tentador simplesmente tirar uma foto sem pensar muito nisso. Isso é bom para nosso álbum de fotos de férias, mas não é bem assim quando se trata de mostrar o seu apartamento na esperança de atrair novos inquilinos.

Para entender completamente o poder da composição, faça uma pequena experiência: tire seu telefone e vá tirar fotos do mesmo quarto de todos os ângulos diferentes que puder. Você pode tentar:

  • de pé na porta,
  • de pé no meio do quarto,
  • de pé em um canto,
  • ajoelhado,
  • de pé em uma cadeira.

Observe como cada uma delas mostra o quarto de forma muito diferente. Você certamente descobrirá que alguns são mais feios do que outros – sim, os quartos têm seu lado bom, assim como nossas caras!

Aqui estão algumas dicas básicas de composição:

MENOS É MAIS

Se houver muitos elementos de interesse, não saberemos no que se concentrar e ficará confuso. Portanto, escolha um ou dois pontos principais de interesse e faça deles o ponto focal de sua imagem. Este pode ser um único objeto, por exemplo uma cama, ou um grupo de objetos visualmente relacionados uns aos outros – por exemplo, uma sala de estar composta por um sofá, uma mesa de café e uma lâmpada de leitura.

Não tenha medo de reorganizar os objetos na estrutura para criar uma composição mais limpa. Não estamos dizendo que você deve remover um armário volumoso e fingir que ele não está lá, mas se você ver que o lado direito da foto está muito ocupado, não há problema em mover uma cadeira para a esquerda a fim de equilibrar a composição.

MANTENHA SUAS LINHAS RETAS

Esta é uma das grandes. Aqui não há espaço para interpretação artística – na fotografia imobiliária, verticais devem ser verticaise horizontais devem ser horizontais.

Ok, então como você mantém linhas retas? Alinhe uma das linhas horizontais do espaço (por exemplo, a porta) com uma das linhas de grade horizontais em sua câmera, e uma linha vertical (por exemplo, uma borda de uma parede) com uma linha de grade vertical. Feito!

Porém: se você estiver fotografando de um canto (uma ótima maneira de encaixar mais espaço), você não terá nenhuma linha horizontal.

ESCOLHA A PERSPECTIVA CORRETA

Perspectiva refere-se à altura a partir da qual se tira uma foto. A ideia é parecer natural, como vemos a sala quando estamos dentro dela, por isso o ideal é não estar agachado nem em cima de uma cadeira. O recomendado é a partir de uma altura de cerca de 1,2m ou do nível dos olhos quando você está sentado.

VISÃO GRANDE ANGULAR

Para uma visão objetiva de seu apartamento, tire fotos de grande ângulo que mostrem a distribuição dos espaços e dos móveis. Lembre-se de tirar fotos de todos os espaços, o inquilino deve ter uma idéia muito clara de em que consiste o apartamento.

Não pule os espaços “feios”, eles são muito importantes e a pessoa que se mudar estará usando-o diariamente para querer saber como ele é. 😉

APOSTE NOS DETALHES

Agora combine estas fotos amplas e objetivas, com fotos de detalhes interessantes. O que há de especial em seu lugar? São as vistas, ou talvez a decoração? Seja o que for que faz seu apartamento se sentir em casa, capture-o nas fotos e adicione na descrição. São estes pequenos detalhes que atraem.

MANTENHA A LIMPEZA

Esta é uma regra muito simples, mas surpreendentemente negligenciada com freqüência. Limpe seu apartamento antes de tirar fotos e remova qualquer bagunça. Você não sairia num primeiro encontro vestindo uma camisa manchada, né? O mesmo vale para seu apartamento.

PULE OS EFEITOS E FILTROS

Deixe seus filtros favoritos ou a lente de olho de peixe para suas fotos pessoais. Nosso conselho é manter realista e fugir de edição pesada. Isto é fotografia comercial e as coisas claras melhor “vendem” seu espaço à pessoa interessada.

Você pode aplicar um pouco de saturação e brilho com o próprio editor do celular e, em geral, você deve evitar:

  • Filtros pesados,
  • Fotos em preto e branco,
  • Efeitos de cor seletivos,
  • Lentes de olho-de-peixe ou de ângulo largo extremo,
  • Cores anormais e saturadas,
  • Logotipos ou marcas d’água sobrepostos na foto.

Causar uma grande primeira impressão é crucial para alugar seu apê com sucesso. Inquilinos têm muitas opções na ponta dos dedos, então você precisa captar toda a atenção para que seu imóvel seja a próxima casa deles. Fotos nítidas são uma ferramenta essencial. Felizmente, agora você sabe como alcançá-las! 😉

No Comments

Leave a Comment