A Y L A

Loading

Nossa casa é nosso porto seguro, e provavelmente nunca estivemos tão cientes disso como agora. A forma como nossas casas são dispostas, decoradas e mantidas pode ter um poderoso impacto sobre como nos sentimos, como somos produtivos, ou como dormimos bem. Provavelmente ainda mais se compartilharmos esse espaço com outras pessoas, onde nossas energias e estilos pessoais são obrigados a afetar uns aos outros.

Sempre trazemos formas criativas e sustentáveis de decorar o seu lar, mas hoje vamos analisar mais profundamente uma antiga prática chinesa que vai muito além da mera decoração e tem como objetivo trazer equilíbrio e harmonia mais profundos para sua casa. Sim, estamos falando de feng shui.

O QUE É FENG SHUI?

O feng shui é um sistema complexo de práticas antigas que visa melhorar seu bem-estar dentro de um espaço (seja ele uma casa, um escritório ou um jardim), promovendo um bom fluxo de energia. Chi é o termo usado no feng shui para se referir à energia universal presente em nós e ao nosso redor. O objetivo do feng shui é dirigir o fluxo de Chi dentro de nosso espaço de uma maneira que contribua para um bom fluxo de Chi também dentro de nós mesmos; porque, em última análise, é esta energia universal que nos conecta ao espaço em que existimos.

O Feng shui é um sistema imenso e complexo de práticas tradicionais e não temos a pretensão de fazer você um especialista sobre o tema com um post de blog. Por isso, trazemos conceitos básicos e fáceis de aplicar.

Combine os princípios do feng shui com seu estilo pessoal para um lar verdadeiramente harmonioso

Em poucas palavras, decorar com feng shui significa saber escolher as cores e elementos certos para áreas específicas de sua casa e assim trazer energia nutritiva. Mas cuidado! Você deve complementar o estilo já existente dentro de sua casa – afinal, se você não gostar de alguma coisa, será impossível criar energia positiva em torno dela.

Portanto, o feng shui não é uma imposição de regras rigorosas, porque nenhum rigor gera um fluxo saudável de energia. Também não significa comprar um monte de símbolos feng shui como velas ou cristais e colocá-los aleatoriamente ao redor de sua casa. Trata-se de entender como as coisas em nosso ambiente estão relacionadas umas com as outras e com nós mesmos.

Inspirado? Vamos nos aprofundar!

1. OS CINCO ELEMENTOS

Os cinco elementos do feng shui são madeira, fogo, terra, metal e água. Sua presença e colocação correta em nosso espaço estimula o Chi e promove nosso bem estar. A colocação ideal dos cinco elementos é determinada pelo mapa energético de nosso espaço, chamado bagua in feng shui.

A colocação correta dos cinco elementos em nosso espaço estimula o Chi e promove o bem-estar
  • Madeira

O elemento da madeira sustenta a saúde, vitalidade e crescimento. É também um elemento de abundância, por isso é usado para promover a riqueza e a prosperidade. Ela é expressa nas cores verde e marrom, e podem ser na forma de plantas exuberantes e saudáveis, almofadas verdes, imagens de vegetação e similares.

  • Fogo

O fogo traz a energia do sol, e com ele uma sensação de alegria e criatividade. É também um elemento de amor, romance e paixão. O fogo é representado nos tons de vermelho, amarelo brilhante, laranja, rosa, púrpura e magenta. Para acrescentar o elemento fogo ao seu espaço, use velas em uma das cores acima, imagens de fogo, abajures amarelos ou almofadas vermelhas ou rosas. Mas cuidado: não se preocupe demais com os elementos decorativos no vermelho brilhante ou eles irão dominar seu espaço.

  • Terra

Terra significa alimento, proteção, estabilidade e apoio. Proporciona-nos um sentido interior de base e paz. Como tal, é um elemento crucial para ter em nossa vida moderna agitada e estressante.

O elemento terra é expresso nas cores bege, arenoso e matizado e é particularmente adequado para o quarto de dormir. Você pode usar cerâmicas, tapetes beges, almofadas amarelas claras, fotos, imagens de paisagens, etc.

  • Metal

O metal traz estrutura e disciplina, eficiência e produtividade. Ele também elimina distrações e ajuda a criar uma sensação de calma, clareza e leveza. Suas cores são o branco e o cinza. Use-o para equilibrar lugares que são excessivamente quentes e aconchegantes, mas pode faltar alguma estrutura, embora tenha cuidado para não usá-lo em excesso e acabe criando um espaço que é frio e pouco acolhedor.

A decoração que acrescenta o elemento metálico ao seu espaço inclui almofadas e tapetes brancos, paredes cinza ou molduras e tigelas de metal e similares.

  • Água

Como um dos elementos mais poderosos, a água traz a energia refrescante da facilidade e harmonia e nos proporciona uma sensação de fluxo e renovação. É também um símbolo de abundância, freqüentemente utilizado no feng shui para cultivar a riqueza. As cores do elemento água são o azul e o preto. Para acrescentar água ao seu espaço, use espelhos, fontes, imagens de água, tapetes azuis e peças decorativas semelhantes.

Você notou que cada elemento possui uma cor específica? Isto significa que a presença de qualquer elemento pode ser trazida para um espaço através da cor correspondente. Por exemplo, se quiséssemos trazer mais clareza ao nosso espaço acrescentando o elemento metálico, não precisaríamos necessariamente incluir coisas feitas de metal. Uma almofada fofa cinza ou um tapete branco também serviriam, já que branco e cinza são as expressões do próprio elemento metálico. Mais sobre isso na seção sobre cores!

2. AS ÁREAS DE BAGUA

Bagua é um nome feng shui para o mapa energético de seu espaço, cuja tradução literal significa oito trigramas ou oito mutações. Ele mostra quais áreas de sua casa estão conectadas a quais áreas de sua vida. O clássico feng shui divide seu espaço em oito áreas, definidas pela direção da bússola de sua porta frontal. Cada uma dessas oito áreas corresponde a um dos cinco elementos que precisam ser nutridos nessa área para uma boa energia.

  1. Sul – Fama e Reputação – Fogo 
  2. Sudoeste – Parceria e Casamento – Terra
  3. Oeste – Crianças e Criatividade – Metal
  4. Noroeste – Pessoas úteis e Viagens – Metal
  5. Norte – Carreira e Vida Jornada – Água
  6. Nordeste – Conhecimento e Sabedoria – Terra
  7. Leste – Família e Saúde – Madeira
  8. Sudeste – Riqueza e Prosperidade – Madeira

Então, digamos que você gostaria de aumentar a riqueza e a prosperidade através do feng shui. Você precisaria usar o mapa bagua para determinar qual área de sua casa é a área de riqueza, e então usar seu elemento correspondente para estimular a energia daquela área.

Como determinar o mapa bagua da minha casa?

Antes de criar o mapa bagua de seu espaço, é importante saber que existem duas abordagens – tradicional e ocidental. A abordagem tradicional usa uma bússola para determinar a orientação de sua casa, enquanto que a ocidental requer apenas um pedaço de papel de rastreamento e uma caneta.  Você pode usar qualquer uma delas, mas quando escolher uma, mantenha-se fiel a ela para evitar mais confusão.

Pode parecer complexo, mas como em todas as teorias abstratas, é muito mais fácil embrulhar a cabeça se você não testar na prática. Portanto, escolha o seu método preferido de mapeamento de bagua, desenhe a planta do seu espaço e comece a brincar com as áreas de bagua!

3. USO DA COR

Não é novidade que a cor é um elemento essencial em qualquer kit de ferramentas para decoradores. Mas para entender como a cor funciona no feng shui, devemos lembrar que a cor é a percepção visual das ondas de luz. Comprimentos de onda diferentes, cores diferentes. E como a luz é energia, a cor também é.

Por que isso é importante? Já sabemos que o feng shui tem tudo a ver com energia (Chi) e como ela flui através do nosso espaço. Diferentes cores carregam diferentes qualidades energéticas, que de acordo com o feng shui correspondem à energia dos cinco elementos. É por isso que antes, quando discutimos os elementos, também analisamos qual cor expressa cada um deles.

A cor é provavelmente a maneira mais fácil de mudar rapidamente a energia de um espaço. E como a cor está ligada aos elementos específicos, e os elementos estão ligados às áreas bagua, a aplicação da cor também dependerá das oito áreas de seu espaço. Vê como tudo está se unindo?

Para criar uma boa energia feng shui, escolha cores que fortaleçam o elemento da área que você está decorando

Seguindo nosso exemplo acima, se você quisesse aumentar a riqueza e a prosperidade através do feng shui, isto é o que você precisaria fazer:

  1. Mapear as áreas de bagua na planta do imóvel para determinar qual área de sua casa corresponde à riqueza;
  2. Você sabe que o elemento da área de riqueza é madeira, e que a madeira é expressa como verde e marrom, então você escolheria seus elementos decorativos de acordo (uma planta exuberante, por exemplo) e os colocaria na área de riqueza designada.

4. A POSIÇÃO DE COMANDO

A posição de comando dentro de uma sala é a posição ideal para estar naquela sala a fim de desfrutar do melhor fluxo de energia e de se sentir bem. De acordo com o feng shui, esta é a posição que é diagonal da porta e a mais afastada dela, portanto é aqui que você deve colocar as peças principais de mobiliário. Colocar os móveis na posição de comando é particularmente importante no quarto e na sala de estar, onde você normalmente passa grande parte do seu tempo.

Se a colocação em diagonal não for possível em seu espaço, você deve pelo menos garantir que possa ver a porta de onde você está sentado, em pé ou deitado. Isto é especialmente importante em seu quarto, porque você está mais vulnerável quando está na cama à noite. Para uma boa noite de sono, nunca tenha a parte de trás de sua cabeça voltada para a porta do quarto.

O que fortalece ainda mais a posição de comando é um bom apoio atrás de você. Isto significa que você não quer ter suas costas para uma grande janela quando estiver sentado ou deitado. Uma cabeceira em sua cama também atua como um bom apoio e o mantém protegido e deitado de costas. 

Uma cabeceira sólida acrescenta proteção e cria uma sensação de calma e de aterramento em seu quarto

Como começar com o feng shui?

Antes de se apressar para comprar uma fonte de água ou um bambu da sorte, comece com este primeiro passo crucial – arrumar seu espaço. Nenhuma quantidade de feng shui irá criar um bom fluxo de energia em um espaço desordenado.

Uma vez limpo e criado espaço para um fluxo saudável de Chi, escolha uma ou duas áreas de sua vida que você gostaria de aprimorar e repassar os princípios básicos para saber onde colocar no trabalho.

Não tente fazer muitas coisas ao mesmo tempo: comece pequeno, expanda seus conhecimentos através da prática e deixe que sua própria experiência lhe mostre a sensação de segurança, harmonia e estabilidade à sua casa. Todos nós poderíamos fazer isso agora mesmo!

No Comments

Leave a Comment