A Y L A

Loading

Qua-ren-ta e duas praias, um dos melhores IDH do país, livre de área industrial e duas importantes universidades públicas: a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Não à toa, cada vez mais estudantes vêm para Florianópolis em busca de oportunidades de estudo e qualidade de vida.

E os que chegam têm oportunidades para ficar, principalmente aqueles que optam pela área de tecnologia. Ainda que bastante turística, o que move a economia em Floripa é a inovação tecnológica: é a cidade do Brasil com a maior proporção de startups em relação ao número de habitantes e considerada a versão brasileira do Vale do Silício.

E a fama não se resume aos cursos de tecnologia. A média entre todos os cursos da UFSC a deixou entre as quatro mais bem colocadas instituições federais brasileiras no ranking feito pela World University 2020 da Times Higher Education, consultoria britânica em educação superior. Todos esses pontos fizeram crescer os bairros ao redor das universidades, aumentando também as opções na hora de escolher onde morar.

Campus UFSC Trindade - Vista aérea
O Campus UFSC da Trindade supera 1 milhão de metros quadrados

A concorrência aumenta em fevereiro e março, meses que antecedem as aulas, mas também em julho, já que o ingresso para a UDESC pode ser feito também no meio do ano. Por isso, é importante se informar a respeito dos melhores bairros universitários em Florianópolis e garantir a melhor opção de acordo com seu estilo de vida, economizar e não perder horas no trânsito.

Uma bicicleta vai bem nessas horas e, para ajudar os novos moradores da cidade, aqui vão as principais linhas de ônibus que comunicam as zonas universitárias: UDESC Via Beira Mar (184), UFSC Semidireto (185) e TICAN-TITRI Via UFSC (233). Elas são operadas pelo Consórcio Fênix e todos os demais horários de ônibus estão disponíveis aqui. Abaixo, você confere os bairros ideais para universitários em Floripa:

TRINDADE

  • Principais vias: Rua Lauro Linhares, Rua Prof. Maria Flora Pausewang, Av. Madre Benvenuta

A opção mais buscada por estudantes em Floripa recebe mais de 1500 novos alunos todos os anos. A Trindade é um bairro amplo, tendo a avenida principal 3km repletos de restaurantes, mercados, padarias, hamburguerias e até um shopping, que leva o nome do bairro. 

Por essa infraestrutura é que os que estudam na UFSC e moram na Trindade, dificilmente precisam sair da região para fazer qualquer coisa. Além disso, a vida noturna também chama a atenção, além da variedade de opções de imóveis para locação e vendas.

CÓRREGO GRANDE

  • Principais vias: Rua João Pio Duarte Silva, Rua Joe Collaço, Rua Sebastião Laurentino da Silva

Quem não abre mão de estar em contato a natureza vai se encantar com o Córrego Grande. Ainda que localizado entre a Trindade, o Pantanal e Itacorubi, o bairro abriga a cachoeira do Poção e também o Parque Ecológico do Córrego Grande. 

Além disso, na rua principal encontram-se diversos restaurantes e bares, como o famoso Chopp do Gus, e o maior supermercado da região, o Imperatriz. Esta é uma ótima opção para quem deseja estar perto das universidades e ao mesmo tempo ter um respiro de tranquilidade.

Cachoeira do Poção, bairro Córrego Grande
A Cachoeira do Poção, no Córrego Grande, convida a entrar

PANTANAL

  • Principais vias: Rua Dep. Antônio Edu Vieira, Av. César Seara

Predominantemente residencial e há alguns minutos do centro, as casas e apartamentos no Pantanal apresentam diversos tamanhos e aluguéis. É possível encontrar desde kitnets e opções de 1 quarto até grandes casas com piscina para poder compartilhar entre vários estudantes – as famosas repúblicas.

A rua principal do bairro, Deputado Antônio Edu Vieira, dá acesso direto ao campus da UFSC, fazendo do Pantanal um dos bairros mais buscados por universitários que ali estudam. Outro ponto atraente aos jovens é que o bairro concentra alguns dos bares mais populares entre os estudantes, como o Meu Escritório. 

SACO DOS LIMÕES

  • Principais vias: Rua Cap. Romualdo de Barros, Av. Pref. Waldemar Vieira, Rua João Motta Espezim

Próximo ao Pantanal está o bairro Saco dos Limões, outra ótima opção pra quem estuda na UFSC. Os principais pontos positivos são o preço dos aluguéis e sua posição estratégica, que permite fácil acesso ao centro da cidade pelo túnel Antonieta de Barros, o único na cidade. Também é ótima localização para quem curte as praias do Sul da Ilha, pela via rápida Beira-Mar Sul. Por ser um bairro estritamente residencial, as opções de vida noturna mais próximas estão no centro da cidade ou no bairro Pantanal.

CARVOEIRA E SERRINHA

  • Principais vias: Rua Cap. Romualdo de Barros, Rua Des. Vítor Lima, Av. César Seara

As regiões da Carvoeira e Serrinha são conhecidas por seus pequenos apartamentos ou kitnets, além das ruas íngremes e estreitas. Por isso, a região tem o metro quadrado mais acessível, ótima para quem quer economizar. Os bairros contam com mini-mercados, padarias, farmácias e bares, o que facilita (e muito!) a vida dos jovens moradores.

Parque Jardim Botânico, no bairro Itacorubi
No Itacorubi, o Parque Jardim Botânico é um ótimo refúgio

ITACORUBI

  • Principais vias: Rod. Admar Gonzaga, Rod. Amaro Antônio Vieira, Av. Buriti

Localizado entre a Lagoa da Conceição e as praias do leste, o Itacorubi é um dos melhores bairros de Florianópolis para universitários, principalmente aos que estudam nos seguintes campus: UDESC campus principal, Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC e também das Faculdades Estácio de Sá e UNICA. Há edifícios novos equipados com piscina, sala de jogos, salão de festas e academia, em alguns casos subindo também o preço do aluguel. 

Além da intensa circulação de estudantes, o bairro concentra vários órgãos do poder público do Estado e, por isso, possui ampla infraestrutura de serviços. Desde 2016, o parque Jardim Botânico recebe diversas opções de lazer como aulas de yoga gratuito e exposições culturais.

SANTA MÔNICA

  • Principal via: Av. Madre Benvenuta

Por último mas não menos importante, localizado entre a UFSC e a UDESC, o Bairro Santa Mônica conta com food trucks e diversas opções gastronômicas, além da facilidade em serviços e lazer dentro e fora do Shopping Iguatemi. Outro ponto atraente é a presença dos grandes supermercados Angeloni e BIG (rede Carrefour), além de bares universitários localizados atrás do Posto de Gasolina Petrobras.

O bairro exige um custo de vida mais alto e os preços sobem conformem chegam as ruas do bairro vizinho, o Parque São Jorge. Por isso, já que as casas e apartamentos têm grandes quantidades de quartos e muitas até piscina, a dica é reunir amigos e compartilhar o espaço.

Além destes bairros, há quem prefira morar no Centro, na Lagoa da Conceição e até mesmo estar mais perto da praia. As opções são muitas ao fazer a mudança a uma nova cidade, por isso é importante considerar alguns pontos, como a região da Universidade onde você irá estudar, valores que deseja pagar e facilidades próximas. Vale a pena contar com uma robô que busca opções disponíveis em toda a internet, marca visitas e encaminha você à imobiliária somente para fechar o contrato. A gente tem uma para indicar! Ela se chama Ayla! 😉 Bem-vindo (a) à Ilha da Magia.

2 Comments

Leave a Comment