Loading
Quase abril e os termômetros batem 30 graus em Florianópolis. Faz um calor de morrer e sua casa parece um forno, mas você também não deseja deixar seu salário em ar-condicionado. O que fazer?
No Brasil, o consumo mensal de energia elétrica mais que duplicou, de 2004 até então, atingindo quase 13 milhões de MWh em janeiro de 2020, conforme dados da EPE – Empresa de Pesquisa Elétrica. O ar condicionado, um de nossos salvadores, é o vilão: um equipamento de 12000 BTU Split (1120 Watts) ligado 7h por dia, gasta o equivalente a mais de 100 reais por mês.
O que fazer para evitar o calor sem desencadear gastos em casa?
Para evitar pagar um rim e parte do outro na sua conta de luz durante o verão, é importante que o seu ar condicionado seja eficiente. O ar condicionado deve ser colocado entre 22 e 25 graus, de acordo com o Regulamento para Instalações Térmicas em Edifícios (RITE). Além disso, separamos 9 dicas para diminuit a temperatura em casaa:
A natureza é nossa pequena-grandes aliada. Se você tiver um jardim, certamente a sombra da árvore é o lugar mais disputado da casa. Se você viver num apartamento, plantinhas também ajudam a reduzir a sensação térmica na casa, absorvendo parte do calor.
Tente abrir as janelas o máximo possível, especialmente de manhã e à noite. Quando o sol do meio-dia vier com uma bola de fogo incluída, feche a janela. A gente sabe que não vai demorar muito mas ligue o ar condicionado só quando a gota de suor esteja prestes a correr pela testa!
Os ventiladores são mais baratos e também proporcionam uma sensação agradável ao seu quarto. Não é suficiente? Tente colocar os pés em uma bacia com água fresca, tomar um bom banho ou molhar os pulsos com água fria.
Além de tornar sua casa mais ecológica, as lâmpadas LED são menos quentes. Deixe as halógenas e as incandescentes para o inverno (não, nem isso!).
É aconselhável desligar o ar condicionado à noite ou, pelo menos, regular a temperatura e o tempo ligado durante a sua programação. Seus colegas de apartamento são calorentos? Tente chegar a um acordo, você não quer que seu apartamento se pareça com o quarto de Ana e Elsa em Frozen.
As primeiras horas da manhã são geralmente as mais frias, pois durante a noite a temperatura diminui. Abra as janelas e ventile seu apartamento por alguns minutos na primeira e na última hora: isso ajuda a resfriar os quartos.
Parece óbvio, mas: não use tecidos sintéticos ou roupas apertadas em casa. Guarde também as almofadas, tapetes e lençóis quentes.
Coma leve e, quando cozinhar, coloque o exaustor para renovar o ar e diminuir a temperatura da cozinha. Evite fritar, usar o forno ou cozinhar muito nessas datas, a temperatura ambiente e do corpo agradecem.
Alguns aparelhos, como lava-louças, máquina de lavar ou ferro, emitem muito calor. Computadores, TV e jogos também. Tente usá-los à noite, quando a temperatura cair!
VIVA MAIS VERDE. Você está preocupado com esse calor raro devido às mudanças climáticas? Tente tornar sua casa mais ecológica e viver com menos plástico. Juntos, reduzimos a temperatura global do planeta. Tente fazer com quem vive com você se junte para manter tanto a sua casa como o planeta (que é nossa big house), a uma temperatura razoável.
Se o consumo de energia elétrica representa a primeira ou segunda maior despesa para a maioria dos 5.570 municípios do Brasil, ainda há muitos que não têm acesso à energia elétrica. Você já imaginou?
Pensando em ajudar a resolver esse problema de maneira econômica e sustentável que nasce a Litro de Luz. Presente em mais de 20 países, só no Brasil a ONG já impactou diretamente mais de 10 mil pessoas usando somente garrafas plásticas, painéis solares e lâmpadas LED. Conheça! Sentir-se em casa é direito de todos.
No Comments