A Y L A

Loading

Quase abril e os termômetros batem 30 graus em Florianópolis. Faz um calor de morrer e sua casa parece um forno, mas você também não deseja deixar seu salário em ar-condicionado. O que fazer?

No Brasil, o consumo mensal de energia elétrica mais que duplicou, de 2004 até então, atingindo quase 13 milhões de MWh em janeiro de 2020, conforme dados da EPE – Empresa de Pesquisa Elétrica. O ar condicionado, um de nossos salvadores, é o vilão: um equipamento de 12000 BTU Split (1120 Watts) ligado 7h por dia, gasta o equivalente a mais de 100 reais por mês. 

O que fazer para evitar o calor sem desencadear gastos em casa?

Para evitar pagar um rim e parte do outro na sua conta de luz durante o verão, é importante que o seu ar condicionado seja eficiente. O ar condicionado deve ser colocado entre 22 e 25 graus, de acordo com o Regulamento para Instalações Térmicas em Edifícios (RITE). Além disso, separamos 9 dicas para diminuit a temperatura em casaa:

DECORE DE MANEIRA EFICAZ

A natureza é nossa pequena-grandes aliada. Se você tiver um jardim, certamente a sombra da árvore é o lugar mais disputado da casa. Se você viver num apartamento, plantinhas também ajudam a reduzir a sensação térmica na casa, absorvendo parte do calor.

Plantas têm o poder de refrescar o ambiente

DEIXE A BRISA ENTRAR

Tente abrir as janelas o máximo possível, especialmente de manhã e à noite. Quando o sol do meio-dia vier com uma bola de fogo incluída, feche a janela. A gente sabe que não vai demorar muito mas ligue o ar condicionado só quando a gota de suor esteja prestes a correr pela testa! 

  • DICA: Use ventilação cruzada, ou seja, abra janelas opostas para criar corrente de ar.

INVISTA EM UM BOM VENTILADOR

Os ventiladores são mais baratos e também proporcionam uma sensação agradável ao seu quarto. Não é suficiente? Tente colocar os pés em uma bacia com água fresca, tomar um bom banho ou molhar os pulsos com água fria. 

  • DICA: Você pode colocar um recipiente de metal com gelo e sal grosso ou uma garrafa d’água congelada na em frente do ventilador. O ar que passa fica frio!

ILUMINE COM LED

Além de tornar sua casa mais ecológica, as lâmpadas LED são menos quentes. Deixe as halógenas e as incandescentes para o inverno (não, nem isso!).

  • DICA: Desligue todas as luzes que puder e aproveite que o verão costuma ter luz até às 20h. 

DÊ PAZ AO AR-CONDICIONADO

É aconselhável desligar o ar condicionado à noite ou, pelo menos, regular a temperatura e o tempo ligado durante a sua programação. Seus colegas de apartamento são calorentos? Tente chegar a um acordo, você não quer que seu apartamento se pareça com o quarto de Ana e Elsa em Frozen.

  • DICA: Não se esqueça de limpar os filtros do ar condicionado. Os filtros sem poeira gastam menos que os sujos. Você pode fazer isso com água morna e sabão e colocá-los novamente quando estiverem secos.

FECHE AS CORTINAS

As primeiras horas da manhã são geralmente as mais frias, pois durante a noite a temperatura diminui. Abra as janelas e ventile seu apartamento por alguns minutos na primeira e na última hora: isso ajuda a resfriar os quartos.

  • DICA: Nas horas centrais do dia, abaixe as persianas para evitar que o chão aqueça no forno de pizza e aumente a temperatura interna.
Quando o sol entrar, é hora de fechar as cortinas

ROUPAS LEVES, EM VOCÊ E NA CASA

Parece óbvio, mas: não use tecidos sintéticos ou roupas apertadas em casa. Guarde também as almofadas, tapetes e lençóis quentes.

  • DICA: Use materiais naturais como linho ou algodão e de preferência com cores claras!

COMIDA LEVE E NADA… QUENTE

Coma leve e, quando cozinhar, coloque o exaustor para renovar o ar e diminuir a temperatura da cozinha. Evite fritar, usar o forno ou cozinhar muito nessas datas, a temperatura ambiente e do corpo agradecem.

LIGUE APARELHOS À NOITE

Alguns aparelhos, como lava-louças, máquina de lavar ou ferro, emitem muito calor. Computadores, TV e jogos também. Tente usá-los à noite, quando a temperatura cair! 

  • DICA: Se puder, abra as portas do guarda-roupa para ventilar. A umidade do ar dá mais sensação de calor.

VIVA MAIS VERDE. Você está preocupado com esse calor raro devido às mudanças climáticas? Tente tornar sua casa mais ecológica e viver com menos plástico. Juntos, reduzimos a temperatura global do planeta. Tente fazer com quem vive com você se junte para manter tanto a sua casa como o planeta (que é nossa big house), a uma temperatura razoável.

BÔNUS _ AYLA SOCIAL

Se o consumo de energia elétrica representa a primeira ou segunda maior despesa para a maioria dos 5.570 municípios do Brasil, ainda há muitos que não têm acesso à energia elétrica. Você já imaginou? 

Pensando em ajudar a resolver esse problema de maneira econômica e sustentável que nasce a Litro de Luz. Presente em mais de 20 países, só no Brasil a ONG já impactou diretamente mais de 10 mil pessoas usando somente garrafas plásticas, painéis solares e lâmpadas LED. Conheça! Sentir-se em casa é direito de todos. 

Foto: Litro de Luz

No Comments

Leave a Comment