Loading
Você sonha em viver em Floripa e ver o mar todos os dias? Dá para entender. Os quase 500 mil habitantes da ilha se orgulham – e não trocam! – uma das cidades mais desenvolvidas do país.
Com um IDH de 0,847, supera o índice nacional (0,759) e todos os países da América do Sul. Também somos a segunda capital mais segura do país (Atlas 2018) e a mais alfabetizada, com índices comparáveis à Alemanha, Canadá e Dinamarca.
Há também muitas oportunidades de trabalho e, vivendo aqui, você pode crescer pessoal e profissionalmente, além de estar a somente uma hora de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Se você quiser se mudar para Florianópolis, preste atenção, pois neste post lhe daremos informações muito úteis que podem ajudá-lo a se estabelecer aqui.
A ilha não é especialmente grande, mas você já deve ter visto no mapa como é fina e comprida: tem comprimento de 55 km e largura de 18 km, com morros e áreas protegidas no meio. Por isso, tal qual uma cidade pequena, não há muito mais que dois caminhos para chegar no mesmo lugar: uma dica que lhe damos é morar perto ou pelo menos com transporte direto ou de onde você vai trabalhar ou estudar.
Os preços sempre dependem da área, mas o custo do aluguel é de cerca de mil reais por mês, embora você possa encontrar quartos a partir de R$ 350. Você também terá que levar em conta os custos da acomodação, como luz, água e wifi, além de transporte, alimentação, lazer, etc.
São 42 praias oficiais, ainda que existam livros manezinhos somando 100. Com tantas opções, sobra espaço para resumir mais ou menos assim: as praias voltadas ao mar aberto (lado direito do mapa) possuem grandes ondas e água mais fria, enquanto as viradas para o continente têm mar quente e calmo. Generalizando, as praias do sul são mais hippies e as do norte com shows e baladas.
Há inúmeros bairros onde você pode morar e, se for universitário, não deixe de ler essa lista com bairros para você. Com a Ayla você será capaz de encontrar a melhor opção de imóvel, mas para que venha pra cá informado, isso pode te orientar:
Morar em Floripa significa ter intenso contato com a natureza e é por isso que você pode ser contagiado a iniciar aulas de surf, kitesurf, mergulho e encher seu fim de semana com trilhas. Também pode treinar para maratonas, já que IronMan também acontece aqui.
Mas o povo que vai dormir às 8 da manhã também tem vez: a ilha é um dos melhores destinos de festa do planeta, segundo o The New York Times. Além dos shows nacionais e internacionais, encontram-se os teatros CIC, Pedro Ivo e Álvaro de Carvalho.
Em contrapartida, é a segunda melhor cidade brasileira para se viver depois dos 60 anos, segundo o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade. E para tudo que houver entre um estilo de vida e outro, Floripa é ideal.
Imaginamos que você saiba, mas há 4 estações num mesmo dia em Florianópolis. Prepare seu guarda-chuva, biquíni e um casaquinho caso for sair de casa. Logo acostuma! Fora isso, esta é uma capital com as temporadas bem marcadas: em julho os termômetros podem apontar 7 graus e no verão, 30 a mais.
Você tem somente um aeroporto para chegar – a parte boa é que ele cheira a novo! Por terra, estará lhe esperando a Pedro Ivo Campos (dependendo do horário, com muito trânsito, tome cuidado).
Se preferir chegar de ônibus, seu destino será a Rodoviária Rita Maria, que fica logo passando a ponte, no centro da cidade. Ao lado, está o terminal de ônibus e também opções de táxi ou Uber. Não vamos esquecer das opções marítimas… Isso se tiver um iate. Vai que? 😉
Se você quer entrar para a universidade, terá muitos lugares para escolher. Uma boa ferramenta para descobrir os cursos é entrar nos sites das instituições, deixamos as principais:
Já quem vem para trabalhar, é muito comum que venha somar no ecossistema de inovação que é referência nacional. São inúmeras vagas nas mais de mil empresas de tecnologia, instituições como a ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia (onde é o escritório da Ayla!), na Fiesc, SESI e seus centros de inovação, Fundação CERTI e entre outros.
Se você está procurando emprego de cara ao público, pode ir ao centro da cidade, shoppings ou às praias, no caso de ser temporada de verão. Tente ter seu currículo pronto e se souber inglês ou espanhol, ganha pontos! Você também pode vir como au pair ou simplesmente trabalhar remotamente.
Leve a sua carteirinha do SUS e você poderá receber atendimento médico gratuito apenas apresentando-a em qualquer hospital. Os maiores são: HU (Hospital Universitário) e Nereu Ramos e, para as crianças, o Hospital Infantil.
Uma vez estabelecido na cidade, é melhor se registrar oficialmente e fazer uso dos postos de saúde do seu bairro. Considerada referência em atenção básica, tudo o que você precisa para usufruir do serviço é de sua carteira de identidade e comprovante de residência (conta de luz, água, internet, etc.)
Se você não come carne ou derivados de animais, aqui vai uma boa notícia: é possível encontrar boas opções vegetarianas em Florianópolis em todas as épocas do ano e em quase todos os lugares. Os principais são a Lagoa da Conceição e o sul da ilha, onde vivem muitos surfistas, artistas, praticantes de yoga e outras pessoas interessadas em um estilo de vida mais natural. Neste link tem uma lista de restaurantes vegetarianos e aqui, veganos.
Por último, mas não menos importante, para lembrá-lo de que:
Se você quer viver a experiência em Floripa, nós ajudaremos você a encontrar o melhor lugar compartilhar um apartamento e a vizinhança ideal. www.useayla.com
No Comments