A Y L A

Loading

A mudança de apartamento pode ocorrer com freqüência, principalmente se vivemos de aluguel. Como especialistas na busca de imóveis, queremos aconselhar você sobre quais detalhes você deve prestar atenção especial quando visitar um imóvel. Acredite: a lista abaixo vai poupar você de muitos problemas futuros. Nem tudo o que reluz é ouro, então pergunte! 

A primeira coisa que você poderá verificar é quais características tem a porta de sua possível nova casa. Verifique se funciona corretamente, que feche facilmente e que haja a possibilidade de permanecer aberta devido a um mau funcionamento da fechadura.

Então, a orientação. Há pouco-quase-nada ou muita luz entrando? Isto é relevante quando se trata de saber, além do óbvio, o que você terá que fazer para manter ou dissipar o calor. Que sistemas o piso tem para bloquear a luz? As persianas sobem e descem corretamente? Não se esqueça de manipulá-las para ter certeza. As janelas se fecham corretamente? Especialmente em casas antigas com armações de madeira, há mini buraquinhos onde o ar pode passar e, no inverno de Floripa, pode ser um problema.

Também pergunte sobre as tomadas. Todas elas funcionam? Alguma delas dá problemas? Que sistema de iluminação existe? Tenha em mente que alguns apartamentos  têm um consumo de energia muuuito maior do que outros.

A instalação dos tubos do piso é nova ou antiga? As torneiras fazem a água fluir corretamente? Existe um sistema de drenagem que fica preso? Não tenha medo de fazer essas verificações: é um direito seu. Às vezes, canalização descuidada pode levantar odores desagradáveis… Você sabe, a famosa fossa. Não se esqueça de consultar também sobre a instalação de gás, se houver uma.

Pergunte sobre os aparelhos. A geladeira esfriou o suficiente? Congelou? Os incêndios estão em bom estado? Há rachaduras ou fissuras nas paredes? Este é um ponto importante, pois rachaduras podem ser um problema sério. Umidade ou vazamentos? Se houver, elas devem ser arrumadas antes de você entrar, pois podem ser recorrentes.

Se o apartamento for mobiliado, é importante saber se você pode retirar o que não precisa

Em relação ao piso: veja seu estado. Se for parquet, veja se há tábuas em movimento quando se pisa nele. Elas gritam: ¨tchéérqui¨. Elas também podem ajudar você a saber se há ou houve um vazamento de água em algum lugar da casa, porque quando se molham, elas se levantam. Por falar em madeira, certifique-se de que os móveis estejam livres, por exemplo, de cupim. Isto é particularmente difícil de fazer em apartamentos com móveis novos, mas pode acontecer perfeitamente bem em apartamentos com móveis que tenham muitos anos de idade.

Este ponto nos leva a outro bastante fundamental. Pergunte se eles têm tido problemas com baratas. Mesmo que sim, podem dizer que não. Portanto, preste atenção a possíveis rachaduras ou fissuras perto da geladeira, no chão da cozinha ou perto do gás. Se eles existem, são uma grande porta de entrada para estes insetos. Abra também os armários e veja se há alguma armadilha (veneno) para baratas ali ou no banheiro.

Mais perguntas para você ter todas as informações necessárias e saber se o apartamento que você encontrou é aquele que estava procurando:

  • Quais são as condições de aluguel (meses de depósito, garantia bancária, taxas de agência)?
  • O que inclui exatamente o preço do aluguel (condomínio, água e aquecimento central, etc)?
  • Quanto pode ser aumentado o aluguel ao longo dos anos? 
  • São permitidos animais de estimação nesta casa?
  • É uma área ruidosa? Em caso afirmativo, as janelas estão bem isoladas?
  • Qual é o período exato de cumprimento do contrato?
  • Quais são as condições em caso de rescisão antecipada do contrato?
  • Qual é o tamanho em metros quadrados úteis?
  • É entregue recém-pintado?
  • Posso pintar as paredes e colocar pregos?
Pergunte se pode fazer furos na parede e mudar a posição elétrica
  • Se o prédio não tem elevador, está nos planos da associação de moradores?
  • Se o apartamento for mobiliado, posso selecionar as peças de mobiliário que não preciso?
  • É possível alugar com opção de compra?
  • Quem deve cuidar de reparos e avarias?
  • É permitido subalugar o apartamento legalmente?
  • Data da última reforma?

Muitos desses questionamentos você poderá responder com uma simples visita ao imóvel, mas outros você terá que fazê-los diretamente ao proprietário ou, no caso, ao administrador do imóvel. Na pior das hipóteses, suas vontades não serão aceitas… Talvez seja o caso de não assinar o contrato e continuar na busca do imóvel ideal. A gente ajuda: www.useayla.com

No Comments

Leave a Comment